Coisa de Brasileiro: música sobre Corumbá vira sucesso

Vinil de Moraes é o intérprete de música que, de acordo com o Diário Online, em um artigo do último dia 20 de julho, vem fazendo sucesso nas redes sociais. Chamada ‘Coisa de Brasileiro’, a música tem Corumbá e sua cultura como tema central. A música fala explicitamente das tradições locais: a música cururu, a dança siriri, o hábito de tomar chá de erva mate (o tereré), etc.

Em entrevista ao Diário Online, Vinil de Moraes explicou que o trecho ‘é coisa de bugre, é coisa de nego, é coisa de pantaneiro’ é uma referência direta, e em modo de homenagem, às diversas origens culturais e geográficas da população de Corumbá e do povo brasileiro em geral. O poder da miscigenação, a combinação de diferentes costumes em um processo de aculturação, cria uma cultura nova, muito própria e da qual o povo pode e deve se orgulhar. E isso explica também o sucesso da música nas redes sociais, certamente.

Além das referências às particularidades de Corumbá e do Mato Grosso do Sul – como é também a ‘nação guarani’, a forte herança da cultura indígena que os sul-mato-grossenses compartilham com seus vizinhos do Paraguai e da Bolívia – Moraes fez questão de trazer o resto do Brasil para sua música. Ele mistura o coco do Nordeste, o baião, o samba e o semba para criar esse ritmo que é ao mesmo tempo tão corumbaense e tão brasileiro.

Moraes fala ainda da importância das tradições de Corumbá para sua música, em especial do Carnaval, que ele sempre acompanhou desde sua infância, pois tem antepassados na cidade. Ele procura honrar a memória dos griôs de Corumbá, os mestres da tradição oral e popular, e citou explicitamente o mestre Agripino, completando um século de vida.

A produção do vídeo teve o apoio da prefeitura, da Fundação de Cultura de Corumbá e da Fundação de Turismo do Pantanal.

ADD YOUR COMMENT

Your email address will not be published. Required fields are marked *