A gastronomia de Corumbá é absolutamente fascinante! As condições da natureza, entre o cerrado e o pantanal, se cruzam com as influências da colonização europeia e da tradição guaraní. Confira os principais pratos da gastronomia pantaneira, que vale a pena experimentar durante uma visita a Corumbá.

Macarrão de comitiva

Um prato bem simples: macarrão frito utilizando banha de porco, e junto com carne seca. Imagine um prato que poderia fazer e comer em um acampamento de pantaneiros ao ar livre.

Sopa paraguaia

Dizem que é herança específica da guerra da Tríplice Aliança, mas é obvia e simplesmente uma herança cultural comum a toda esta região, ignorando fronteiras. É um bolo de fubá acrescentado de cebola e queijo, geralmente consumido no café da manhã.

Peixe

Prove a riqueza do rio Paraguai e do Pantanal. A piraputanga é geralmente assada; servida sem espinhas, é ótima para as crianças que têm dificuldade nesse quesito. O pacu pode ser cortado para se fritar suas costelas ou pode ser recheado com banana frita, e depois assado.

Sarrabulho

Miúdos de vaca, linguiça, calabresa, junto com azeitona, fazem parte desse prato delicioso que vem direto da tradição portuguesa. Acompanhe com vinho tinto.

Jacaré

Sim, é isso mesmo que você está lendo. Em Corumbá é possível encontrar pratos de carne de jacaré. Não é para todos, mas os apreciadores valorizam sua carne branca.

Arroz boliviano

Da vizinha Bolívia vem um prato de arroz típico, que foi no entanto um pouco alterado de acordo com a tradição sul-mato-grossense. Preparado com carne moída, é outro prato bom para as crianças, principalmente aquelas que ainda não dominam o uso da faca e do garfo. Leva banana da terra, pimentão, milho e outros.

Arroz carreteiro

Outro prato típico dos pantaneiros. O arroz e a carne seca são a base, que é depois transformada com vários temperos.

Tereré

Não deixe a “nação guaraní” sem provar o chá de erva mate, que é a verdadeira alma do povo.