Se está planejando uma viagem a Corumbá, capital do Pantanal no estado de Mato Grosso do Sul, ou se já chegou e procura opções para fazer compras, chegou ao sítio certo! A proximidade de Corumbá com a Bolívia é uma de suas grandes vantagens turísticas, e talvez a menos falada; afinal, quem vai no Pantanal vai para ver os animais, passear de barco, ou provar a excelente e inusitada gastronomia local. Ninguém vai expressamente para fazer compras na Bolívia.

Mas agora que já chegou, aproveite um pouquinho de seu tempo para fazer esse giro extra. A cidade de Puerto Quijarro está do outro lado do aeroporto corumbaense, demorando só uns 20 minutos de automóvel para lá chegar desde o centro de Corumbá. Confira algumas das possibilidades para ir às compras na Bolívia!

Shopping Puerto Aguirre

A grande vantagem do Shopping Puerto Aguirre é sua localização na Zona Franca de Puerto Quijarro. Quer melhor do que sentir que está fazendo uma viagem de avião internacional e entrar em lojas duty-free? Aproveite os preços! Tem eletrônicos, utilidades para a casa, bebidas, perfumes e outros produtos que você vai gostar de levar para casa, em sua viagem de volta desde Corumbá.

Shopping Chão

No centro da cidade boliviana, próximo da avenida principal, você encontra um mercado de rua, do tipo camelódromo, onde pode comprar de tudo. Tenha em atenção se o produto que vai encontrar é genuíno ou falsificado.

Gastronomia boliviana

Não deixe de almoçar em Puerto Quijarro e provar um dos pratos típicos da Bolívia (ainda que possa encontrá-los com facilidade em Corumbá, especialmente o arroz boliviano típico dos ‘Llanos Orientales’). Sugere-se a Salteña, uma espécie de empanada, que vai muito bem com uma ‘cerveza’ Huari.

Procure suas oportunidades

Em qualquer supermercado poderá encontrar oportunidades a preços surpreendentes. Nada como circular e agir como turista explorador!